Entenda por que um ERP industrial pode fazer a diferença no sucesso da sua empresa

Publicado em 5 de julho de 2022
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin

Em um cenário bastante competitivo e dinâmico, as indústrias buscam a otimização contínua dos processos, o aumento da produtividade e a diminuição de custos para alcançarem melhores resultados, e o uso de um ERP industrial exerce papel fundamental para isso!

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante entender os conceitos básicos desta ferramenta.

O que é um ERP?
O significado da sigla ERP é Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa), o que na prática se refere a um sistema de gestão que integra as principais áreas de uma empresa em único local, controlando processos, compartilhando informações entre departamentos de forma automatizada e gerando informações gerenciais sobre a empresa.

O que é um ERP Industrial e para que serve?
O ERP industrial, diferente dos ERP´s genéricos, possui ferramentas específicas para gestão do chão de fábrica, pois o processo fabril costuma ser dinâmico, podendo ter muitas etapas, triangulação, terceirização de parte da produção e principalmente mudanças de prioridade por parte dos clientes, o que reitera a necessidade de ter um software capaz de replanejar a produção para que não gere gargalo e/ou atraso na entrega.

Quantas planilhas, papéis e sistemas a sua empresa utiliza diariamente para realizar controles básicos como de contas a pagar/receber, produção, estoques, recebimentos, vendas, contabilidade etc.? Não ter um gerenciamento único faz com que cada setor adote a solução que considera mais adequada. O grande problema causado por essa conduta é o comprometimento da gestão operacional e da tomada de decisões, além é claro, da velocidade e confiabilidade das informações que são repassadas sem padronização.

Por exemplo, se a equipe que gerencia os materiais em estoque não consegue prever as vendas, pode comprar insumos que ficarão encalhados ou que não serão suficientes para atender a demanda de produção. Com o apoio de um ERP industrial, é possível integrar todos os departamentos correlacionados e evitar esse tipo de falha sem que eles percam autonomia.

Com um ERP Industrial, ao invés de todas as informações e necessidades ficarem segmentadas, elas ficam reunidas no mesmo sistema, de forma precisa, confiável e podem ser acessadas por todos os profissionais envolvidos. Assim, toda vez que é feita uma movimentação na empresa, ela é registrada, simplificando o controle e criando uma base de informações gerenciais de todo o processo.


O que um ERP industrial pode agregar à sua gestão?
Existe uma gama enorme de vantagens que podem ser obtidas com esse recurso. Conheça as que podem fazer a diferença na sua fábrica:

Foco na produção
Além dos módulos de vendas, qualidade, estoque, compras, faturamento, financeiro e contabilidade, o destaque fica por conta do controle de ponta a ponta da produção, pois permite a identificação de gargalos e oportunidades de aumento da produtividade em cada etapa do processo.

Um bom ERP Industrial conta com:

  • Plano mestre de produção (MPS): Trata-se de um planejamento sobre “o que, quanto e quando” uma determinada demanda deverá ser produzida considerando a capacidade produtiva, operacional e prazos de entrega. Além de uma gestão organizada, o MPS permite que os gestores tenhas segurança para alterar a posição na fila de uma ordem de produção e passem um prazo de entrega realista aos seus clientes.
  • Planejamento de produção e suprimentos (MRP): Esta ferramenta calcula e indica o melhor momento e em qual quantidade, determinado material deverá ser adquirido/comprado para manter a cadeia produtiva funcionando sem excesso ou falta de materiais. O principal benefício é a redução de custos, diminuição do lead time e melhoria da gestão do estoque.
  • Informações em tempo real: Com processos digitalizados e dados do chão de fábrica atualizados em tempo real, é possível agir imediatamente em caso de falhas nas máquinas ou outros imprevistos que impactam diretamente na produtividade e nos prazos de entrega.

Dados confiáveis para uma gestão eficiente
Esqueça planilhas, tabelas e ferramentas individuais que exigem intervenção manual das informações. Um ERP industrial reúne e digitaliza processos de todos os departamentos de maneira automatizada, desta forma é possível estabelecer metas, avaliar indicadores e ter uma visão clara de todo o negócio através de Dashboards e relatórios que permitem, a partir disso, tomar decisões estratégicas, implantar planos de melhoria, avaliar o desempenho das equipes, analisar a necessidade de comprar novas máquinas, entre outros.

Redução de custos
Um ERP comum reduz custos por automatizar tarefas operacionais, já um ERP industrial também faz a gestão de toda a cadeia produtiva, o que tem um impacto ainda maior nos custos. Se não há uma apuração correta do tempo gasto na produção, matéria-prima, serviço de terceiros e projeções de impostos para compor o custo fiscal de cada item, é provável que a empresa não consiga formar um preço de venda compatível com o custo real. Logo, podem estar cobrando acima (perdendo competitividade) ou abaixo do custo (tendo prejuízo).

Controle de estoque
Uma boa gestão de estoque permite o controle exato das entradas, saídas e movimentações (rastreabilidade) dos itens armazenados, facilitando o planejamento de reposição e compra dos itens com antecedência e tranquilidade.

O que suprir? Em qual quantidade suprir? Em qual momento suprir?

Com um ERP industrial é possível gerenciar vários níveis de estoque e múltiplos depósitos com agilidade e clareza.

Controle de recursos mais eficiente
Uma solução focada no segmento fabril melhora a gestão de recursos, pois controla a logística de armazenamento, monitora todos os lotes e validades dos insumos, acompanha a sazonalidade das vendas e gerencia os fornecedores e clientes de cada produto e serviço.

A partir desses parâmetros, é possível trabalhar com estoques mínimos, sem desperdícios, prejuízos ou perdas de qualidade.

Atendimento feito por especialistas
Tanto na fase de implantação do ERP quanto no atendimento do suporte, é essencial contar com especialistas que conheçam bem o ramo de atuação, pois é necessário compreender os processos e analisar o histórico da empresa para identificar como atingir os melhores resultados utilizando o ERP.

O ERP ideal para o seu negócio
Existem muitos tipos de ERP, desde soluções enxutas e genéricas, que atendem apenas alguns setores da empresa, até soluções mais robustas, indicadas para grandes indústrias. É comum que pequenas empresas optem por soluções enxutas, no entanto, muitos esquecem que, a médio/longo prazo, com o crescimento do negócio, serão exigidas funcionalidades que não são oferecidas por eles. Desta forma existem duas opções: manter o desenvolvimento limitado ou investir em um novo ERP. Por isso, a melhor opção é avaliar bem antes de fechar contrato se o ERP escolhido é flexível e se tem recursos para continuar atendendo bem a sua empresa conforme seu crescimento. O custo de uma gestão engessada ou o investimento na troca de um ERP é menor se comparado com o sucesso que a sua empresa pode obter utilizando a ferramenta correta, que sustente e conduza a empresa para outro patamar.

Como você pode ver ao longo deste conteúdo, o ERP industrial eleva a qualidade das funções e permite uma visão 360° da empresa. Essa ferramenta é capaz de automatizar operações e ao mesmo tempo digitalizar processos em tempo real, compartilhando dados precisos, garantindo agilidade e melhor proveito do tempo de toda empresa. O resultado é uma empresa mais ágil, organizada e com uma base de dados confiável para tomada de decisões estratégicas.

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Nossas últimas atualizações

Parâmetros novos: Importante: para utilização deste processo, é necessário o acompanhamento e treinamento de um consultor. Consultar a disponibilidade desta funcionalidade em sua versão. NFCeEnvioAssunto:

Veja mais
Open chat