5 Filmes para líderes: Lições de motivação e gestão

Ser um gestor ou líder exige competências de comunicação interpessoal e de motivação para sua equipe. Com isso, indicamos estes filmes para motivar a sua transformação profissional com estas lições.
Confira 5 filmes para inspirar sua gestão e liderança:

1 – Fome de Poder, 2017

A obra conta a trajetória do McDonald’s, inaugurado na década de 1940 por Richard e Maurice McDonald na Califórnia. O restaurante destacou-se pela agilidade, padronização e preços competitivos. Após uma tentativa fracassada de franquias, Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshake, visitou a lanchonete e viu um extremo potencial de crescimento. Ele convenceu os irmãos a apostar novamente em franquias e, com incansável persistência, assumiu o controle da empresa, levando a marca a uma expansão global. Fome de Poder apresenta a importância do cuidado nas negociações, além do valor da persistência, visão, inovação e marca. No entanto, também mostra os perigos da ambição desmedida e da falta de ética. Aprender com os erros apresentados nesta história pode ser tão valioso quanto aprender com seus sucessos, destacando a importância de equilibrar ambição com integridade e respeito pelos outros.

 

2 – Steve Jobs, 2015

Jobs era um visionário, extremamente perfeccionista, porém bastante autoritário, o que fazia com que Jobs gerasse muitos conflitos internos com sua equipe. Mas, Jobs sabia do seu potencial e entrou em um processo de autodesenvolvimento, que fez com que ele conseguisse superar alguns destes aspectos. Jobs desenvolveu habilidades de liderança, aprendendo a delegar tarefas, ter escuta ativa sobre as opiniões de outras pessoas, aprender a transmitir inspiração e motivação para a equipe, a reconhecer seus erros e aprender com eles.

 

3 – Os Estagiários, 2013

Billy e Nick, dois vendedores engessados em métodos ultrapassados, se veem sem seus empregos e com a necessidade de se adaptarem melhor às novas tecnologias para tentar conquistar um emprego na estimada empresa Google. O filme ensina lições valiosas sobre adaptação à mudanças, trabalho em equipe, determinação e autoconfiança. Provando que qualquer pessoa pode se superar e conquistar melhorias nestes aspectos.

 

4 – Coco Antes de Chanel, 2004

Coco foi uma mulher extremamente determinada e ambiciosa. Obcecada pela sua independência tanto financeira quanto pessoal, ela não media esforços para alcançar os patamares de criatividade e excelência em que acreditava. Sendo completamente disruptiva numa época em que os aspectos culturais, especificamente em moda, eram estritos para as mulheres. Coco decidiu que iria ser revolucionária na moda e persistiu até conseguir realizar este feito. Ensinando muito sobre acreditar em si mesmo, inovar, superar adversidades e ser um líder inspirador.

 

5 – Um Sonho Possível, 2009

Uma história comovente que segue a jornada de Michael Oher, um jovem sem-teto que encontra apoio e oportunidade em uma família rica. É possível aprender muito com a liderança inspiradora de Leigh Anne Tuohy, que demonstra empatia, determinação e coragem ao acolher Michael em sua família e ao incentivá-lo a alcançar seu potencial máximo. A história ressalta a importância da liderança humanizada, do trabalho em equipe e da crença no potencial de cada indivíduo, independentemente de suas origens ou circunstâncias.

 


Muito interessante, não é? É possível retirar inspiração e aprender lições valiosas de diversas formas, inclusive com filmes.