Quando implementar um sistema ERP industrial?

Você já parou para pensar em como a tecnologia pode contribuir positivamente para o crescimento da sua empresa? Nos últimos anos, inúmeras empresas estão aderindo ao uso da tecnologia para otimizar a eficiência dos seus negócios.

Na verdade, não precisamos ir longe, basta analisar o quanto a tecnologia impactou nossas vidas nos últimos 15 anos. A tecnologia facilita a nossa rotina em diversos setores, seja em transações bancárias, na comunicação com outras pessoas de estados e até países diferentes, ao pedir uma refeição, ao fazer uma reserva…

Essa transformação digital chegou para ficar – não é à toa que as empresas que abraçaram a inovação estão crescendo, alcançando seus objetivos e conquistando resultados surpreendentes.

A implementação de uma solução digital para as empresas tem como propósito tornar as operações mais eficientes e assertivas, e uma dessas soluções é o ERP industrial, um sistema de gestão que integra as principais áreas de uma empresa em um só lugar.

Antes de descobrir como implantar um ERP na sua empresa, que tal conferir um pouco mais sobre os benefícios dessa solução?

Afinal, o que é um ERP industrial?

Antes de mais nada, você precisa saber que o ERP industrial é uma excelente maneira de controlar processos, compartilhar informações entre departamentos de forma automatizada e gerar informações gerenciais sobre a empresa.

Ao implementar esta ferramenta, é possível garantir mais eficiência e organização nas operações, a fim de otimizar processos e ter resultados escaláveis.

Diferente dos ERP’s genéricos, o ERP industrial possui ferramentas específicas para gestão do chão de fábrica, pois o processo fabril costuma ser dinâmico, podendo ter muitas etapas, triangulação, terceirização de parte da produção e principalmente mudanças de prioridade por parte dos clientes.

Além de ser um software capaz de planejar e replanejar a produção para que não gere gargalo e/ou atraso na entrega, o ERP industrial dispensa o uso de planilhas e papéis que se acumulam em cada setor e comprometerem a gestão operacional global, a tomada de decisões, além da velocidade e confiabilidade das informações que são transmitidas sem padronização.

Com o ERP industrial é possível segmentar todas as informações necessárias para que elas fiquem reunidas em apenas um sistema, de forma precisa e confiável, podendo ser acessadas por todos os profissionais envolvidos.

Isso significa que cada movimentação feita pela empresa é registrada com facilidade, simplificando o controle e criando uma base de informações gerenciais de todo o processo.

Os benefícios do ERP industrial para a sua empresa

Após conhecer um pouco mais sobre o que é o ERP industrial, chegou a hora de conhecer os benefícios de implantar essa solução em sua empresa.

Aumento da eficiência na produção

Além dos módulos de vendas, qualidade, estoque, compras, faturamento, financeiro e contabilidade, a implementação do ERP industrial auxilia no controle e planejamento da produção, podendo definir prioridades, identificar gargalos existentes e oportunidades de aumento da produtividade em todas as etapas do processo.

Dados mais confiáveis

Ao utilizar o ERP industrial, as planilhas, tabelas e ferramentas avulsas que exigem intervenção manual das informações podem ser deixadas de lado.

Um ERP industrial reúne e digitaliza processos de todos os departamentos de maneira automatizada, tornando possível estabelecer metas, avaliar indicadores e ter uma visão clara de todo o negócio através de dashboards e relatórios que permitem, a partir disso, tomar decisões estratégicas, implantar planos de melhoria, avaliar o desempenho das equipes, analisar a necessidade de comprar novas máquinas, entre outros.

Maior controle do estoque

Você sabia que uma gestão de estoque eficiente permite o controle exato das entradas e saídas, além da rastreabilidade dos itens armazenados? Isso facilita o planejamento de reposição e a compra dos itens com antecedência, com a missão de evitar atrasos e prejuízos.

Dessa forma, com um ERP industrial, é possível gerenciar vários níveis de estoque e múltiplos depósitos com agilidade, clareza e eficiência.

Redução de custos

Ao contrário de um ERP comum, que apenas reduz custos por automatizar tarefas operacionais, um ERP industrial também faz a gestão de toda a cadeia produtiva, o que tem um impacto ainda maior nos custos.

Se não houver uma apuração correta do tempo gasto na produção, matéria-prima, serviço de terceiros e projeções de impostos para compor o custo fiscal de cada item, é provável que a empresa não consiga formar um preço de venda compatível com o custo real. Logo, podem estar cobrando acima (perdendo competitividade) ou abaixo do custo (tendo prejuízo).

Eficiência no controle de recursos

Uma solução focada no segmento fabril melhora a gestão de recursos, pois controla a logística de armazenamento, monitora todos os lotes e validades dos insumos, acompanha a sazonalidade das vendas e gerencia os fornecedores e clientes de cada produto e serviço.

A partir desses parâmetros, fornecidos por um ERP industrial, é possível trabalhar com estoques mínimos, sem desperdícios, prejuízos ou perdas de qualidade.

Integração de departamentos

Para que toda a operação funcione perfeitamente, sem qualquer erro, é fundamental que toda a equipe esteja integrada.

Ao implementar um ERP industrial em sua empresa, é possível tornar essa integração plena, eficiente e descomplicada, a fim de facilitar a comunicação entre departamentos.

Quando implementar um sistema ERP industrial?

Se você está em dúvida em relação ao momento ideal para implementar um sistema ERP industrial, aqui estão alguns sinais de que a sua empresa precisa desse recurso imediatamente:

  • Não conhecer o fluxo de caixa atual;
  • Aumento do índice de erros em vendas ou remessas;
  • Equipes/departamentos sobrecarregados;
  • Dificuldade para processar novos pedidos em tempo hábil;
  • Não saber com exatidão o custo dos itens produzidos;
  • Atrasos nos envios devido a problemas com o inventário;
  • Baixa confiabilidade das informações transmitidas;
  • Dependência de diversas pessoas para conseguir informações do cotidiano;
  • Falta de planejamento relacionado às compras, vendas, recebimentos e pagamentos;
  • Gargalo na operação devido ao excesso de tarefas;
  • Atrasos no prazo de entrega.

Essas situações podem fragilizar as operações de uma empresa, resultando em dificuldade no crescimento e resultados abaixo do esperado. Desse modo, a implementação de um ERP industrial pode ser a solução que você tanto procurava!

Como escolher o ERP industrial para a sua empresa?

Atualmente, existem muitos tipos de ERP com soluções enxutas e genéricas, mas que não proporcionam bons resultados a médio e a longo prazo.

Por isso, a melhor opção é avaliar bem antes de fechar contrato se o ERP escolhido é flexível e se tem recursos para continuar atendendo bem a sua empresa conforme seu crescimento.

O custo de uma gestão inflexível ou o investimento na troca de um ERP é menor quando comparado com o sucesso que a sua empresa pode obter utilizando a ferramenta correta, que sustente e conduza a empresa para outro patamar, de acordo com suas expectativas.

Sendo assim, para implementar um ERP industrial completo e que vai acompanhar o crescimento da sua empresa da maneira adequada, basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas que está pronta para te ajudar!