Just in time: o que é e como utilizar para aumentar a produtividade?

Evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras são alguns dos principais objetivos de uma empresa. Esses são fatores que fazem a diferença nos resultados desejados, por isso, é tão importante contar com soluções que promovam assertividade nas operações, como a técnica just in time.

O just in time é um sistema com grande impacto em uma cadeia produtiva, por ter a missão de alocar apenas a quantidade de matéria-prima necessária, no tempo correto, para cada demanda, com o propósito de não ocorrer desperdícios ou atrasos.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre como o just in time funciona e quais são os benefícios que ele promove ao seu gerenciamento de processos.

Entenda o que é just in time

Em primeiro lugar, você precisa saber que o just in time (também conhecido como JIT) é uma técnica de gestão de produto, que visa o aumento de eficiência através da produção da quantidade exata de uma mercadoria, de forma rápida, sem a formação de estoques desnecessários.

Dessa forma, o produto chega ao seu destino da maneira correta, na hora prevista – ou seja, just in time (no momento certo)! Esse método se aplica perfeitamente em produções sob demanda, para que a execução se alinhe diretamente com os pedidos feitos.

A metodologia just in time faz parte da filosofia de Lean Manufacturing e se originou na fábrica da Toyota, no Japão, em um momento em que os recursos eram limitados no país e, assim, os desperdícios tinham um impacto ainda maior.

Após a criação do sistema, a Toyota otimizou sua produção enquanto reduzia os custos, comprovando a eficácia da manufatura enxuta, incluindo o JIT.

Ao utilizar o sistema just in time, não é preciso fabricar produtos além do esperado para atender outros pedidos que possam ser feitos. Para que o just in time funcione em uma empresa, é preciso priorizar a disciplina e a fidelidade ao plano de ações, afinal, uma etapa do processo produtivo precisa contribuir para que a próxima se inicie e siga em frente.

As vantagens que o just in time proporciona

Atualmente, inúmeras empresas utilizam o sistema just in time em seus modelos produtivos. E, ao aplicar esse método em seu negócio, você também conta com diversos benefícios, como:

  • Diminuição de desperdícios

Para evitar a desvalorização de mercadorias, além dos custos extras relacionados à manutenção e armazenamento, o just in time é uma excelente opção por incentivar a produção por demanda. Assim, o estoque da sua empresa não fica parado e ainda é possível reduzir o desperdício de recursos e descapitalização do caixa sem necessidade.

  • Otimização da gestão de estoque

Ao incluir o método just in time em suas operações, as compras de fornecedores seguirão as demandas da empresa, facilitando a gestão do armazenamento de mercadorias e insumos. Essa otimização da gestão de estoque é essencial para evitar desperdícios e produtos acumulados no estoque!

  • Mais agilidade nos processos

Ao limitar a produção de acordo com as demandas da empresa, é possível acelerar o desenvolvimento dos produtos e entregar mais em menos tempo, garantindo a satisfação dos clientes e a disponibilidade para atender novos pedidos.

  • Redução de custos do estoque

Como foi dito anteriormente, com o just in time é possível conduzir a produção sob demanda, a fim de evitar mercadorias aglomeradas no estoque. Ao diminuir o número de produtos parados, é possível reduzir os custos relacionados ao espaço e dependendo do produto, a sua validade e/ou depreciação.

  • Processos mais eficientes

O just in time incentiva a melhoria contínua de toda a operação, com o intuito de reduzir os erros para garantir uma produção de acordo com o planejamento estabelecido pela empresa.

  • Padronização de processos

Além de aumentar a eficiência dos processos dentro da empresa, o just in time estimula a redução de contratempos, pois a produção avança de forma padronizada e de acordo com o fluxo. Isso significa que mudanças repentinas nas operações devem ser resolvidas com máxima prioridade, tornando a produção mais ágil e focada na redução de erros.

  • Maior controle de qualidade

Ao ter a possibilidade de controlar os processos com mais facilidade e eficiência, é possível gerenciar a qualidade das entregas.

Desse modo, a sua empresa reduz as falhas nas operações e ainda torna o processo de gestão de qualidade das mercadorias mais criterioso e assertivo, a fim de garantir mais satisfação dos clientes.

Como implementar o just in time em sua empresa

Se você deseja aumentar a agilidade dos processos da sua empresa, enquanto evita desperdícios e reduz os custos, significa que chegou a hora de implementar um software de gestão para aplicar o just in time na sua rotina de operações!

Ao contar com um software de gestão, existe a possibilidade de planejar as etapas dos processos, administrar o estoque, eliminar as chances de falhas das operações, realizar monitoramentos precisos, além de manter o nível de qualidade.

Tudo isso com a praticidade, eficiência e a assertividade que a sua empresa merece.

Para a aplicação do sistema just in time, é preciso ter uma programação detalhada e cuidadosa para que não haja nenhum imprevisto no processo de produção.

Dessa forma, é necessário contar com um software capaz de realizar o planejamento de cada etapa do processo de produção, como um plano mestre de produção. Com um sistema de gestão todos os setores da empresa trabalharão de forma integrada, a fim de facilitar a comunicação entre as operações.

Um software de gestão ajuda a monitorar os processos produtivos da maneira correta, para evitar a produção de mercadorias além do necessário para cada demanda. Esse controle deve ser feito em tempo real, de acordo com o propósito do método just in time, para que seja possível usufruir de todos os benefícios desse sistema tão vantajoso.

Além disso, ao investir em um ERP industrial, você pode deixar as planilhas, as tabelas e os papéis de lado, para contar com um gerenciamento único que estabelece a padronização de informações.

Isso significa que os dados ficam disponíveis em um único sistema para que todos os profissionais envolvidos possam acessá-los com apenas alguns cliques.

Sendo assim, você pode contar com as soluções de um Sistema ERP da DBCORP, que promove a praticidade, a segurança e a agilidade que você busca para sua empresa. Entre em contato com nossa equipe de especialistas e conheça as vantagens do software de gestão para a aplicação do just in time.

Leia também

Assine nossa
Newsletter